segunda-feira, 12 de maio de 2008

APLICAÇÃO DE SIMULAÇÃO COMO FERRAMENTA DE APOIO À ELABORAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO DE CAPACIDADE.

Resumo:


Ao falamos em capacidade pensa-se logo na capacidade produtiva, porém o artigo aborda o tema focalizando em decisões de capacidade em suas aplicações logísticas. Quando à capacidade não é dada muita importância com relação à empresa, esta por muitas vezes deixa de atender as demandas por falta de planejamento da capacidade. A empresa deve avaliar o trade-off entre a sua falta e o seu excesso quando passar a decidir o nível de capacidade que deve manter ao longo do tempo e dependendo deste trade-off o plano de expansão de capacidade pode ser direcionada de forma a evitar falta, seguir a previsão e evitar o excesso.

Para compor a capacidade total de um sistema dificilmente pode ser definida apenas por um recurso, pois normalmente fazem-se necessários a utilização de um conjunto de diferentes recursos. Estes recursos dever ser entendidos de forma a como estão relacionados, seus impactos, quantidade e eficiência que cada um deles podem alterar a capacidade total com os demais. É muito importante para o planejamento da capacidade de longo prazo congregar-se as incertezas presentes ou as principais delas, pois a tomada de decisão e os investimentos necessários para a implantação do plano de expansão podem mudar significativamente.

A simulação também é uma alternativa que pode ser aplicada em um estudo de análise de capacidade, sendo importante fazer o levantamento das informações; a modelagem conceitual, de dados e matemática; a validação do modelo e análise dos resultados. A lógica matemática do modelo deve representar a lógica de fluxos e decisões da operação real.


Comentário:

O texto abrange diversos fatores importantes para que uma empresa consiga alcançar seus objetivos mediante o planejamento estratégico de capacidade de realização das atividades. Mostra como um planejamento eficiente permite que as empresas atuem no mercado de modo a serem capazes de atenderem as demandas. Atenta para a importância das questões referentes às incertezas, onde todo o processo de questionamento permite maior visibilidade à empresa as futuras situações que poderá vir a enfrentar. Permite que através de metodologia e processos como a simulação a empresa possa perceber seu potencial para o atendimento referente a determinadas ações desenvolvidas na empresa. Nem todas as metodologias são simples de serem implementadas e executadas, como por exemplo, a modelagem matemática que exige a questão de um profissional para a realização da mesma e envolvimento de outras pessoas de diversos segmentos da empresa, porém o fato de implementá-la dará ampla margem à empresa aos resultados mais seguros quando se tratar da capacidade desta, relacionado também ao seu planejamento estratégico.